Apaiari ou oscar (Astronotus ocellatus)

 Apaiari ou oscar (Astronotus ocellatus)


é nativo do PeruColômbiaBrasil e Guiana Francesa, e ocorre na bacia Amazônica, ao longo do sistema formado pelos rios AmazonasIçaRio NegroSolimões Araguaia, Tocantins e Ucaiali, podendo também ser encontrado nos rios Apuruaque e Oiapoque.Em seu ambiente natural, a espécie geralmente ocorre em habitat de rios com correntes lentas e águas brancas, e tem sido observado abrigando-se sob troncos submersos.



é uma espécie da família dos Cichlidae conhecida sob uma grande variedade de nomes, como acará-grandecarfáacará-açuacaraçuacará-guaçuacarauaçuacarauçuaiaraçuapiaricarauaçucaruaç, apaiari oscar. Na América do Sul, onde a espécie ocorre, o A. ocellatus é encontrado à venda como alimento nos mercados locais. Porém, seu crescimento lento limita seu potencial para aquacultura. A espécie também é muito popular como peixe de aquário.

Existem relatos de A. ocellatus que cresceram até o comprimento de 45 cm, atingindo um peso de 1,6 kg.[3] Os espécimes capturados na natureza são tipicamente escuros, com manchas alaranjadas, ou ocelos, no pedúnculo caudal e na nadadeira dorsal. Foi sugerido que a função desses ocelos é limitar o ebarrar de nadadeiras pelas piranhas (Serrasalmus spp.), o que também ocorre com o A. ocellatus no seu ambiente natural.Estudos posteriores têm sugerido que os ocelos podem também ser importantes para comunicação intraespécie. Os espécimes também conseguem alte rar rapidamente sua coloração, uma característica que facilita o comportamento ritual, territorial e de combate entre indivíduos da mesma espécie.A. ocellatus jovens têm uma coloração diferente dos adultos e são listrados de faixas onduladas brancas e laranjas, além de possuírem cabeças com manchas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Piraíba (Brachyplatystoma filamentosum)

Saguiru (cyphocharax gilbert)

Pirambóia (Lepidosiren paradoxa)